terça-feira, 26 de janeiro de 2010

encantado com o pfSense


instalei o pfSense aqui acho que lá por novembro/09 e vinha usando só como gateway/firewall, serviço executado exemplarmente. Contudo, embora eu tivesse o squid ativado no meu desquitópi, resolvi experimentar com o squid no pfSense.

fui lá em system/packages e mandei baixar o squid3, embora (segundo êles) não seja estável, é beta, etc, etc.

bem.. tudo funcionado muito bem (não ativei, por desnecessário, o "transparente"), apontei meu navegador pra êle e.. vamos em frente.

continuei fuçando, aumentei o cache para 2G, a quantidade de ram para 100M (services/proxy/cache management) e ficou realmente muito bom, um avião.

mas foi aí mesmo que tive uma surpresa.. em "traffic management" eu ativei o item "Throttle multimedia files" e fui experimentar ;)

caramba, gente.. o link aqui está entre o ridículo e o inexistente: 100k virtua. Até hoje, se eu quisesse ouvir rádio via internet eu ficava ouvindo aquêle "picadinho" de áudio, maior coisa horrível.

pois bem, acabou-se. O rádio aqui, agora, funciona beleza mesmo (shoutcast). Estou ouvindo radio como nunca :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário