sexta-feira, 29 de outubro de 2010

java, oracle, sun

com a aquisição da Sun por parte da Oracle eu tive o maior trabalho pra achar "onde" ficaram escondidos o java, o NetBeans, etc. É a coisa mais fácil:

www.oracle.com e "passeie" com o ratinho sobre as várias "tags" no site; abre-se um informativo que informa o conteúdo de cada "tag" sem que vc tenha que clickar nêle. Examine o informativo e (sob o download) vc logo vê o que tem.


abrindo espaço no hd (Linux)

isso me aconteceu por êstes dias: repentinamente um servidor Postfix parou de funcionar. Olhando daqui e dali verifiquei que o espaço da partição utilizada (/var/) estava com 100% de ocupação. Putzgrillo, e agora?

bem.. olha daqui, olha de lá, e resolvi "matar" alguns logs que estavam compactados (backup de logs variados), fui à partição e..

"# rm -fv arquivos.antigos.bz2".

terminado o processo - arquivos de 2008, imaginem - pensei: bem.. acho que tudo em ordem, agora :)

nada.. continuava 100%, nada de espaço livre. Bão, pra encurtar a prosa: quando vc apaga arquivos, o espaço não volta imediatamente para o pool de disponibilidade, para isso vc precisa usar o tune2fs:

# tune2fs -m 0 /dev/partição

note que isso deve ser evitado para o "/" (raiz) porque ELIMINA o espaço de segurança, necessário para o root. Já as partições para armazenamento de dados NÃO PRECISAM disso.

então é isso :)