sexta-feira, 18 de junho de 2010

pentelhices do Slackware

Embora eu goste do Slackware, pela sua estabilidade e pelos poucos serviços que são colocados como default (experimente dar um netstat -nlpt em uma Debian-like e compare com o Slackware), existem coisas que são "de amargar" também - nem tudo são flores

A parte boa:
Os serviços disponibilizados no Slackware são aquêles que VOCÊ quer disponibilizados, enquanto nos outros (incluindo o CentOS/RH, por exemplo) vc tem que DEPOIS de instalar ficar "caçando" os serviços a serem desativados. Um saco, não?

A parte err.. hmmm.. mais "amargosa": as outras tem praticamente TUDO o que vc possa precisar, em têrmos de "usuário convencional", enquanto no Slack.. veja mais adiante ;)

As demais:
A Debian deve (hoje em dia) estar com tudo atualizadíssimo, comparado a 1963, claro. O lado rosinha da Força mostra sua força com essa viadagem de só colocar algo MUITO testado nos seus servidores, normalmente umas 3 ou 4 versões anteriores à atual. Depois ficam chorando quando invadem os seus (dêles) servidores, como já aconteceu (risos maldosos).

Bem, mas como disse, nem tudo são flores no Slack. Vc tenta um aplicativo qualquer, diretamente de interêsse do já famigerado "usuário normal", e.. tome a sair buscando uma infinidade de dependências com informações das criptográficas a obscuras. "Não encontrei a lib-zedascouves.4.3.7.985.so.lib" e vc sai googlando a 'net inteira, dias a fio, até que uma alma caridosa te informe que a dita cuja está dentro de um "pacotaço" de "desenvolvimento de fritadoras de batata palha", em um site mais ou menos desconhecido. Fo**a, né?

Minha mais recente peripécia foi instalar o XCHM no slack 13.1. Juro, DESTA VEZ não foi tão dificil assim, em comparação com o que eu já encontrei (desde o Slack 3.algumacoisa).. xiii..

mas vamos lá: o XChm é um leitor de chm ("compiled html help"), que hoje em dia nem é mais um "tipo estranho".

vc pode ler êsse arquivo com o konkeror, no KDE. Muitos não dispôe/usam o KDE ou não gostam do modo dessa leitura no konkeror (eu NÃO GOSTO). Mas vamos ao Xchm, que é (IMHO) mais apropriado:

vc precisa instalar algumas libraries NÃO disponiveis diretamente do slack, mais alguns scripts do slackbuild, conforme ESTAS instruções:

tutorial bem interessante: How to read or view chm file in Linux

outro, complementar: Build and install Slackware chmlib

todas as instruções dessses tutoriais são válidas e funcionam bem. Agora eu posso ler meus *chm sem problemas :)

spamassassin - regras

dizem que "ensinar" o spamassassin é um trabalho de paciencia chinesa, coisa para séculos. É até possível que seja verdade, porque as dificuldades que tenho lido nas listas são de doer. Mas recentemente, o colega allan carvalho, na lista FUG-BR, apontou um link que (segundo êle) deve facilitar bem isso aí:

"Escrevendo regras para o SpamAssassin", artigo original que pretende acabar com a dificuldade.

aqui o post original do Allan Carvalho na lista FUG-BR